Infiltrações. Qual é problema e como posso resolver?


Quando a casa está sendo construída há uma série de normas a serem observadas e materiais a serem utilizados para evitar problemas futuros. Entretanto, quando a casa já está construída e seus moradores já a estão ocupando, as soluções e técnicas ficam mais restritas, visto que qualquer intervenção mais radical pode causar enormes transtornos aos ocupantes. Nesse caso, a partir do problema verificado, há soluções no mercado para resolver ou, pelo menos, minimizar os problemas.

Infiltração pelo telhado: normalmente os vazamentos nos telhados são causados por telhas quebradas ou mal encaixadas. Esses problemas podem ser facilmente corrigidos com a troca ou a correta colocação das telhas, mas às vezes é a pouca inclinação do telhado -um problema de projeto- que provoca a infiltração. Cada tipo de telha requer uma inclinação mínima e, caso esta inclinação não seja respeitada, é possível que ocorram vazamentos.

Vazamentos nas lajes: se a cobertura da casa é composta apenas por uma laje de concreto, provavelmente os vazamentos existentes são devidos a furos na camada de impermeabilização, que deixam a água passar ou ainda, em casos mais graves, à ausência de qualquer tipo de impermeabilização. Os vazamentos em lajes são mais difíceis de serem solucionados, procure sempre um especialista!

Vazamentos provenientes de áreas molhadas: no caso de apartamentos ou sobrados que tenham banheiros no andar superior, é comum acontecer vazamentos provocados por canos quebrados, ou, novamente, por problemas na impermeabilização da laje.

Infiltrações de piso: nas casas que têm o piso térreo diretamente apoiado sobre o terreno, muitas vezes há infiltrações provenientes do solo, que sobem pela capilaridade, ou seja, o fenômeno que faz com que a água suba ao invés de descer. Este problema pode ser facilmente evitado no momento da construção com o correto isolamento entre as paredes e os baldrames (as vigas da fundação). Entretanto, uma vez que a casa está construída, é inviável pensar em derrubar as paredes para refazer a impermeabilização. Nesse caso o ideal é consultar um especialista que indicará a melhor solução disponível no mercado para cada caso. Há diversos impermeabilizantes para aplicação no contra piso e na base das paredes que evitam ou minimizam a infiltração que sobe do solo e deixa o piso úmido e os rodapés esverdeados.

Para não conviver eternamente com a água dentro de casa, execute os serviços da forma recomendada. E se a sua casa já está construída, busque a ajuda de um especialista ou de uma empresa confiável, que saberão recomendar a melhor solução para cada tipo de problema.

#caçavazamentos #caçavazamentos #contaalta #infiltração #laudotécnico

0 visualização